diaconato



O Diaconato é um ministério formado por homens e mulheres que, aos moldes bíblicos, se dispõem ao serviço auxiliador e apoiador material e espiritual na igreja local.
É um grupo de elite, posto que, para participar dele, a pessoa precisa ser “escolhida” a dedo, com base em sua espiritualidade e boa reputação moral e espiritual, para estar fielmente ao lado de seu pastor e líder espiritual, bem como dos membros da igreja.
É constituido de pessoas voluntárias, denominadas diáconos e diaconisas, que se oferecem ao trabalho do Senhor no seio da comunicdade local, dando seu tempo, talentos e espiritualidade, contribuindo para o bom andamento da igreja.
A enormidade do trabalho diaconal deve ser valorizada e honrada pelos pastores e toda a liderança da igreja.

Na igreja local o Diaconato tem uma série de funções a cumprir;

1. É o primeiro a chegar á igreja para preparar todos os detalhes do culto que está por começar. Recomenda-se, no mínimo uma hora com antecedência.

2. Zelar pelo patrimônio da igreja local.

3. Cuidar do patrimônio da membrasia (objetos, pertences e carros que ficam na rua ou estacionamento durante os cultos.

4. Fazer recepção dos irmãos.

5. Organizar o auditório (dirige as pessoas aos assentos vagos

6. Atuar no serviço da Santa Ceia do Senhor (organização antecipada e distribuição

De acordo com a palavra, em Atos temos a instituição dos diáconos (atos 6). Eles eram homens que serviam a igreja, o termo diaconia, do grego, significa servir. Os pré-requisitos estão no vers. 3: Homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria. Diz ainda que é importante negócio. O presbitério (pastores) os elegeram sob orientação do Senhor pois a eles era reservado o ministério da palavra e oração. Numa igreja hoje onde se vive conforme a direção do Espírito Santo é a mesma coisa da igreja primitiva. Os diáconos tem que ter os mesmos pré-requisitos, têm a função de servir, de cuidar dos bens da igreja, da ordem no culto, etc. Os diáconos podem ser chamados para o ministério da palavra (ser ungido e ordenado).